O "Mercado Performance arte PVH" é uma ação artístico-investigativa que pretende fomentar na região norte, em específico no estado de Rondônia, no município de Porto Velho, os estudos sobre a transdisciplinaridade da linguagem performance.
O Mercado incentiva, portanto, a organização e produção de performances, e o estabelecimento de redes de aprendizagem com o objetivo de estimular a educação cultural do espectador portovelhense, contribuindo assim com o desenvolvimento sustentável de projetos artístico-pedagógicos em Arte na região norte brasileira.
A primeira edição do "Mercado" aconteceu no dia 31 de maio de 2019 no “Museu da Memória Rondoniense” que, na ocasião, abriu as portas para o público presenciar intervenções performativas realizadas por discentes da Universidade Federal de Rondônia e artistas-performers que vivem na região norte.
Essa primeira ação buscou ressignificar o emblemático “Palácio Presidente Vargas” com os corpos e as inquietações dos/as atuantes/performers que passam a “habitar” corredores, salas, escadas, piscina e varanda. Rasgando e revertendo os topos daquele território cravado literalmente em uma encruzilhada, com muitas histórias: politicas, econômicas e politicagens.